Área do terreno: 1.473,70 m² | Área Construída:380,00m²
Projeto de arquitetura e interiores: Raiane Calistrato Arquitetura
Execução: Alplan
Projeto: 2021. Previsão conclusão: Agosto, 2023
Ingrid e Felipe queriam uma casa despretensiosa, aconchegante e ventilada. A convivência em família é um valor central dessa casa, que busca proporcionar um ambiente de integração entre os espaços.
A casa é construída com concreto, madeira, pedra e tijolo maciço, trazendo um toque rústico e uma sensação de robustez. Materiais escolhidos por sua autenticidade e simplicidade, sem ostentação, que reflete a busca por um estilo de vida descomplicado e verdadeiro.
A luz natural é explorada ao máximo, permitindo um olhar para dento e para natureza ao redor. Os espaços são separados em blocos independentes, cada um com sua função específica, mas todos integrados para promover o convívio interno e a verdadeira experiência de lar.
Na casa da lagoa as janelas são abraçadas por caixas de madeira maciça, que criam um cantinho aconchegante para sentar e apreciar a vista. É através delas que a natureza se integra a casa como uma obra de arte que pode ser apreciada confortavelmente de dentro.
A fachada exibe uma interessante mistura de rusticidade e modernidade. O concreto aparente confere uma sensação de solidez e robustez, transmitindo a ideia de durabilidade e força. A madeira, por sua vez, traz um toque acolhedor e caloroso, criando um contraste suave e equilibrado com o concreto. O resultado é uma residência que combina elementos naturais e elementos contemporâneos, proporcionando um ambiente agradável e convidativo para os moradores.
Ingrid e Felipe pediram uma casa voltada para dentro, para o convívio interno, com máximo aproveitamento da área verde.
Para traduzir esse desejo, a casa foi cuidadosamente situada no limite frontal do terreno. A arquitetura foi concebida de forma a criar blocos independentes que abraçam e definem esse espaço interno. A área social e a piscina foram estrategicamente posicionadas no eixo central do terreno privilegiado de esquina.
A varanda gourmet surge como protagonista nessa imagem interna, sendo o ponto focal da casa. A utilização de pérgolas em madeira maciça adiciona um toque acolhedor e convidativo, criando um espaço ideal para receber e celebrar. A madeira é empregada de forma a aquecer o ambiente, contribuindo para a atmosfera convidativa da área.
A modulação dos pilares na varanda foi feita de maneira estratégica para criar a distância perfeita para acomodar uma rede de descanso, convidando a momentos relaxantes. Isso proporciona um convite irresistível para aproveitar o espaço ao máximo e desfrutar de momentos de tranquilidade.